Você sabe o que é e para quê serve a actigrafia?

Você sabe o que é e para quê serve a actigrafia?

A actigrafia é um exame simples para detectar alterações do sono e do ritmo circadiano e tem várias outras aplicações.

Os seres humanos alternam ciclos de sono e vigília diariamente guiados por marcadores externos e internos como sons, luminosidade, temperatura corporal e características individuais. Este padrão de alternância é chamado ritmo circadiano.

A actigrafia é um exame realizado por um equipamento semelhante a um relógio que detecta os movimentos do corpo.  O paciente utiliza o relógio continuamente durante determinado número de dias, geralmente uma semana, retirando-o apenas para o banho.  Ao final do teste o aparelho é conectado ao computador que gera um gráfico que permitirá ao médico, por meio de sua análise, estudar os períodos de descanso e atividade do paciente e acessar o diagnóstico de distúrbios de ritmo.

Dentre os vários distúrbios de ritmo temos o avanço de fase (tendência a dormir mais cedo que a maioria das pessoas, comum em idosos), o atraso de fase (comum em adolescentes, que ficam acordados madrugada a dentro, o jet lag (ocasionado por viagens intercontinentais e o shift lag ( que afeta os trabalhadores em turnos).

A actigrafia também é um instrumento auxiliar importante no diagnóstico de insônia, sonolência excessiva diurna, movimentos periódicos de membros e síndrome das pernas inquietas.

Pacientes acometidos de doenças psiquiátricas e neurológicas que afetam o padrão de sono também podem se beneficiar do exame.

O exame considerado padrão para diagnóstico dos distúrbios do sono continua sendo a polissonografia, no qual diversos sensores medem a atividade cerebral, respiração, pulso, oxigenação, movimentos e outros parâmetros durante uma noite de sono em casa ou na clínica do sono. A actigrafia é um teste complementar, que permite a mobilidade e rotina normal do paciente, incluindo exercícios. É um importante auxílio diagnóstico e na condução dos pacientes com problemas de sono.

Para saber mais converse, com seu médico!