O que é diabetes?

diabetes block letters in crossword and spoon over sugar pile

É uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. O diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência a insulina). A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia. Portante, se houver falta desse hormônio, ou se ele não agir corretamente, haverá aumento da glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes.

Quais são os tipos de diabetes:

Tipo 1: O pâncreas perde a capacidade de produzir insulina em decorrência de um defeito do sistema imunológico, fazendo com que nossos anticorpos ataquem as células que produzem esse hormônio. Esse tipo ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes com diabetes. Principais sintomas são: Vontade frequente de urinar, fome excessiva, sede excessiva,emagrecimento, fraqueza, fadiga, nervosismo, mudanças de humor, náuseas e vômitos.

Pré-diabetes: Termo usado para indicar que o paciente tem potencial para desenvolver a doença, como se fosse um estado intermediário entre o saudável e o diabetes tipo 2 – pois no caso do 1 não existe pré-diabetes, a pessoa nasce com uma predisposição genética ao problema e a impossibilidade de produzir insulina, podendo desenvolver o diabetes em qualquer idade. Geralmente, o pré-diabetes não é acompanhado de sintomas.

Tipo 2: Existe uma combinação de dois fatores – a diminuição da secreção de insulina e um defeito na sua ação, conhecida como resistência a insulina. Geralmente, o diabetes tipo 2 pode ser tratado com medicamentos orais ou injetáveis, contudo, ao passar do tempo, pode ocorrer o agravamento da doença. Esse tipo ocorre em cerca de 90% dos pacientes com diabetes. Seu principais sintomas são: Fome excessiva, sede excessiva, infecções frequentes, feridas que demoram a cicatrizar, alteração visual, formigamento nos pés e furúnculos.

DermaOtos
Atenção!
Em virtude do considerável aumento de infecções de vias aéreas nesse momento, nossas unidades poderão encerrar o pronto atendimento mais cedo.