A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus e transmitida por mosquitos. A infecção pode ser categorizada de duas formas: febre amarela urbana, quando é transmitida pelo Aedes aegypti; ou febre amarela silvestre, quando transmitida pelo Haemagogus e Sabethe.
A doença é considerada aguda e hemorrágica e recebe este nome, pois causa amarelidão do corpo. O vírus é tropical e mais comum na América do Sul e na África. Apesar de ser considerado um vírus perigoso, a maioria das pessoas não apresentam sintomas e evoluem para a cura.
Sobre o mosquito, ele é infectado ao picar uma pessoa ou animais com a doença e então a desenvolve e passa a transmiti-la para quem ele picar.
Existem dois ciclos da febre amarela:
É importante alertar que em ambos os casos a doença é a mesma, a diferenciação do ciclo de transmissão apenas ajuda nas estratégias para evitar a disseminação da febre amarela.
Ao ser picada. a pessoa permanece em estado de viremia, ou seja, capaz de transmitir o vírus para mosquitos, por até 7 dias após ter sido picada.
Normalmente o vírus causa sintomas em pessoas que nunca tiveram a doença ou que nunca tomaram a vacina, mas não há relatos de transmissão de febre amarela direta entre pessoas.
Muitos que contraem a febre amarela não apresentam sintomas, e quando os apresentam, os mais comuns são:
Os sintomas nesta fase aguda da doença costumam durar entre três e quatro dias e passam sozinhos.