Você sabe sobre hipoglicemia?

Você sabe sobre hipoglicemia?

617

Hipoglicemia é um distúrbio provocado pela baixa concentração de glicose (açúcar) no sangue, que pode afetar pessoas portadoras de diabetes ou não. É considerada por muitos como um efeito colateral do tratamento de diabetes, mas diversos outros fatores também podem levar uma pessoa a desenvolver um quadro hipoglicêmico, isso porque a hipoglicemia não é uma doença em si, mas um indicador de que pode haver algum problema de saúde mais grave.
Elas se caracterizam por dois tipos: a hipoglicemia de jejum e a hipoglicemia pós-prandial ou reativa, como também é conhecida. A diferença entre as duas é simples, pois a de jejum ocorre antes das refeições e a pós-prandial ocorre após as refeições. Este segundo tipo não é tão comum quanto o primeiro, mas ainda assim aparece com alguma frequência.
O corpo humano precisa de uma quantidade específica de açúcar para funcionar propriamente. Quando há hipoglicemia, podem aparecer alguns sintomas comuns, como:

  • Confusão mental
  • Comportamento anormal
  • Dificuldade em realizar atividades simples e de cumprir tarefas rotineiras

Pode ser, ainda, que apareçam outros sintomas, ainda que estes sejam bem menos comuns, como convulsões, perda de consciência e coma. Sintomas como palpitações, tremores, ansiedade, suor frio, fome excessiva e formigamento ao redor da boca também podem ser causados pela hipoglicemia. Mas cuidado: estes não são sintomas exclusivos deste distúrbio. Recomenda-se um exame de sangue específico para saber se a causa é realmente a hipoglicemia ou não.
Para tratá-la, são necessários dois tipos de tratamento: inicial e imediato. Isso ajuda a aumentar as taxas de glicose no sangue e na identificação da condição que está causando a hipoglicemia, a fim de tratá-la para que não reincida.