Você sabe tudo sobre chupetas?

Você sabe tudo sobre chupetas?

dicas-para-fazer-o-filho-largar-a-chupeta-como-acabar-com-esse-habito-5

Por que a chupeta acalma?
O ato de sugá-la é um mecanismo associado à necessidade de satisfação afetiva e de segurança, que desperta um sentimento no bebê semelhante ao que ocorre quando ele mama no peito da mãe.

Até que idade é aceitável que a criança use chupeta?

Quanto mais cedo a chupeta for banida, maiores as chances de auto-correção de possíveis desarmonias nas arcadas dentárias devido ao uso do acessório. Vários especialistas concordam que o adeus ao biquinho deve ocorrer até os dois anos, que coincide com o fim da fase oral.

Que tipos de problema a chupeta pode causar para a criança?

Se o acessório continuar a ser usado após a idade limite recomendada, pode provocar mudança na posição dos dentes e das arcadas dentárias. Além do problema estético, ocorrem dificuldades como alterações de mordida.

Quais são os tamanhos, formatos de bico e materiais mais indicados?
Para cada faixa etária, há um tamanho de bico recomendado. Ler as especificações na embalagem antes de comprar garante que a mamãe leve o modelo adequado à idade do seu bebê. Quanto ao formato do bico, a preferência deve ser sempre pelos ortodônticos, menos prejudiciais aos dentes.

De quanto em quanto tempo é preciso trocar a chupeta?
Sempre que o material estiver danificado de alguma maneira, seja gasto, rachado ou rasgado. Para tanto, é importante examinar com freqüência e atenção a chupeta. Na dúvida sobre o bom estado do acessório, opte pela troca: é mais seguro.