Gripe, resfriado ou alergia?

Gripe, resfriado ou alergia?

0,,42959341,00

Sabemos que o tempo é um fator primordial em nossa saúde e muitas vezes, com o aumento  da temperatura, muitas crianças apresentam quadros de gripe, resfriado e ou alergias, mas como identificá-los e tratá-los? Mostraremos a seguir.

A gripe é causada pelo vírus influenza A e B, que sofre mutações sazonais. Já o resfriado é causado pelo rinovírus em 70% dos casos. E são mais de 100 tipos, daí a dificuldade de se desenvolver uma vacina. Ambos são bastante contagiosos, sendo transmitidos até por gotículas de saliva. Estudos mostraram que a principal via de transmissão dos vírus do resfriado e da gripe é manual. A criança espirra sobre um brinquedo e, minutos depois, outra toca no lugar e leva a mão ao nariz ou à boca. Contágio feito.

Na grande maioria dos casos, o resfriado afeta nariz, ouvido ou garganta, provocando coriza, irritação das mucosas, tosse, espirros e, às vezes, a criança pode ter febre baixa. Se for gripe, os sintomas costumam ser mais intensos e incluem febre alta, dores musculares, cansaço e dificuldade para respirar, situação em que a criança deve ser levada ao médico para verificar se existem outras doenças associadas.

As alergias – respostas do organismo a substâncias consideradas alérgenas- muitas vezes se confundem por apresentarem quatro dos principais sintomas de gripes e resfriados: Coriza, espirros, prurido (mais ralo e incolor, ao contrário do produzido em casos de gripes e resfriados, mais amarelados ou esverdeados) e obstrução nasal. Ao contrário de gripes e resfriados, são causadas pelo contato direto com a substância que causa a irritação e não causam febre e mal-estar generalizado.

Como tratar:

O tratamento no caso de gripes e resfriados tem como objetivo aliviar os sintomas, pois em geral a cura é espontânea. Durante o período em que seu filho estiver doente, ele pode perder o apetite. Isso é normal! O importante é mantê-lo hidratado. Ofereça sucos, água, chás. Estimule também a criança a assoar o nariz várias vezes ao dia, e faça lavagem com soro fisiológico. No caso de febre, controle com banhos ou antitérmicos. E lembre-se: nunca use nenhuma medicação no seu filho sem que antes tenha conversado com o médico dele.
No caso de alergias, é necessário procurar um especialista para identificar o causador da irritação e poder, então, eliminá-lo. Além disso, antialérgicos aliviam os sintomas e diminuem o incômodo.

Para o melhor cuidado com o seu filho, evite expô-lo ao sol sem proteção ou em lugares fechados, quando o índice de doença é maior e várias pessoas estão infectadas. Ensine-o a lavar as mãos constantemente, higienizando e evitando que bactérias fiquem instaladas, causando doenças, além disso, mantenha a casa sempre limpa e arejada, para a saúde de toda a família.

DermaOtos
Atenção!
Em virtude do considerável aumento de infecções de vias aéreas nesse momento, nossas unidades poderão encerrar o pronto atendimento mais cedo.